Sem categoria

Qual a importância do Ultrassom da Tireoide?

Apesar de ser amplamente divulgado, o ultrassom da tireoide ainda gera muitas dúvidas nas pessoas. Isso porque nem sempre os indivíduos compreendem a real necessidade desse tipo de exame.

No entanto, a verdade é que esta ultrassonografia pode ser responsável por auxiliar no diagnóstico de doenças importantes e que merecem tratamento rápido e qualificado.

Saiba mais sobre esse exame de imagem que traz diversas informações imprescindíveis para a saúde e bem-estar de qualquer pessoa.

Como funciona o ultrassom da tireoide?

A ultrassonografia de tireoide é feita com o auxílio de um aparelho de ultrassom. É este aparelho que emitirá, por meio de uma sonda, as ondas sonoras que gerarão as imagens da glândula tireoide mais tarde.

Para que isso aconteça, o médico deverá usar um gel à base de água na região do pescoço do paciente, a fim de deslizar a sonda sobre a pele. À medida que a sonda desliza, ela emite ondas sonoras que geram as imagens da tireoide do indivíduo.

Não se trata de um exame invasivo, e o paciente o faz deitado em uma maca, confortavelmente. Além disso, é importante frisar que este tipo de exame não é feito com o auxílio de radiação, mas sim, apenas de ondas sonoras.

Qual a importância do ultrassom da tireoide?

O exame de imagem da tireoide é importantíssimo e deve ser feito sempre que alguma alteração, como a presença de nódulos ou problemas hormonais, for detectada.

Por meio do ultrassom da tireoide é possível:

  • Avaliar o tamanho da glândula;
  • Analisar alterações na sua textura;
  • Visualizar e detectar a presença de nódulos, cistos, calcificações, etc;
  • Auxiliar no diagnóstico de outras doenças;
  • Classificar lesões encontradas na glândula;
  • Detectar hipertireoidismo ou hipotireoidismo;
  • Entre outros.

Por esses e por outros fatores que o ultrassom da tireoide deve ser feito sempre que o médico solicitar. Afinal, por meio dele é possível detectar problemas sérios de saúde, e esses diagnósticos devem acontecer o quanto antes, a fim de viabilizar o tratamento precoce mais alinhado ao caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 2 =