Para que serve um Purgador a Vapor?

Um purgador a vapor é um importante equipamento mecânico capaz de manter um sistema de tubulação funcionando corretamente e sem a permanência de gases que não deveriam estar dentro desse sistema.

Basicamente, é um equipamento que purga o fluido de um líquido ou gás que poderia interferir em todo o funcionamento daquele sistema em específico.

Os purgadores a vapor funcionam como uma válvula autônoma responsável por drenar um condensado de maneira automática. Assim, eles são capazes de distinguir o vapor e o condensando, retendo esse vapor e fazendo com que o condensado seja descarregado em diferentes tipos de pressões ou cargas.

Em outras palavras, esse equipamento serve para expelir uma quantidade de gás não condensável ao mesmo tempo em que há a retenção do vapor ativo.

Qual a importância do purgador a vapor?

Sem um purgador, o gás não condensável pode atrapalhar o funcionamento de um sistema completo. É justamente por isso que esse equipamento é tão importante, afinal, é ele quem tirará o gás por meio de uma chave automática que abre e fecha.

Dessa forma, o purgador é capaz de manter o vapor puro, eliminando líquidos ou gases que não deveriam permanecer ali. Ou seja, que estão “atrapalhando” os processos para os quais o sistema foi desenvolvido.

Esse processo de purgar o gás é feito de forma automática, pois a chave abre para permitir a saída de gases, fechando-se em seguida.

Quais são os principais tipos de purgadores?

No mercado industrial existem diversos tipos de purgadores. Cada qual possui as suas características específicas e pode ser usado em ocasiões distintas. Conheça alguns tipos de purgadores:

  • Purgador de bóia;
  • Purgador tipo balde invertido;
  • Purgador termodinâmico;
  • Purgador termostático.

Todos esses purgadores contam com um sistema diferente de expulsão de gases e, inclusive, devem ser usados de acordo com o fluido em questão. Por isso, o ideal é contatar um profissional especialista no assunto para escolher o melhor purgador a vapor para o seu caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × 3 =