O que é uma válvula agulha? Qual a diferença para uma válvula comum?

Muitas vezes a gente nem faz ideia de que alguns processos acontecem para que um produto chegue dentro da nossa casa, não é mesmo? Equipamentos técnicos e determinadas estruturas são amplamente necessárias para que determinados produtos ou serviços possam, de fato, serem consumidos por nós.

Nesse processo de industrialização, há uma peça muito importante e que pode fazer o controle de pressão para equipamentos como os de empresas petrolíferas: a válvula agulha!

Portanto, para entender mais sobre esse componente, continue lendo.

Entendendo a válvula agulha

A válvula agulha nada mais é do que um tipo de válvula que faz o controle de pressão de algum fluido, bem como outro tipo de válvula faria. No entanto, a válvula agulha tem um controle muito sensível e geralmente é usada em máquinas e equipamentos que precisam do mais alto grau de performance na hora de transferir fluidos de um lado para o outro.

Para entender o que é válvula agulha, basta imaginar uma agulha comum de costura. A válvula é semelhante, só que feita com outro material e com um furo no meio, capaz de deixar os fluidos percorrerem uma tubulação.

Qual é a diferença para uma válvula comum

A diferença está, principalmente, na alta performance de controle de fluidos. Enquanto que uma válvula comum do modelo globo tem a função de apenas abrir e fechar uma tubulação, a válvula de agulha tem a função de controlar esse fluido de forma altamente precisa.

Além disso, o próprio formato das válvulas é diferente. Enquanto que uma é um globo que gira dentro de uma tubulação, o formato agulha gera uma vedação horizontal que se abre ou se fecha com alto grau de sensibilidade.

Para saber mais sobre Válvula Agulha, entre em contato com a Bermo.

Onde a válvula agulha pode ser usada

Esse tipo de válvula geralmente é usada em procedimentos que precisam de controle absoluto de fluidos. Ela pode ser usada em: 

  • Água;
  • Fluidos;
  • Vapor;
  • Óleo mineral, sintético e vegetal;
  • Ar.

Muito interessante como uma peça tão pequena e escondida tem uma função tão importante dentro de um sistema maior, não é mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

8 − 2 =