O que é uma válvula agulha? Qual a diferença para uma válvula comum?
Muitas vezes a gente nem faz ideia de que alguns processos acontecem para que um produto chegue dentro da nossa casa, não é mesmo? Equipamentos técnicos e determinadas estruturas são amplamente necessárias para que determinados produtos ou serviços possam, de fato, serem consumidos por nós.
Nesse processo de industrialização, há uma peça muito importante e que pode fazer o controle de pressão para equipamentos como os de empresas petrolíferas: a válvula agulha!
Portanto, para entender mais sobre esse componente, continue lendo.
Entendendo a válvula agulha
A válvula agulha nada mais é do que um tipo de válvula que faz o controle de pressão de algum fluido, bem como outro tipo de válvula faria. No entanto, a válvula agulha tem um controle muito sensível e geralmente é usada em máquinas e equipamentos que precisam do mais alto grau de performance na hora de transferir fluidos de um lado para o outro.
Para entender o que é válvula agulha, basta imaginar uma agulha comum de costura. A válvula é semelhante, só que feita com outro material e com um furo no meio, capaz de deixar os fluidos percorrerem uma tubulação.
Qual é a diferença para uma válvula comum
A diferença está, principalmente, na alta performance de controle de fluidos. Enquanto que uma válvula comum do modelo globo tem a função de apenas abrir e fechar uma tubulação, a válvula de agulha tem a função de controlar esse fluido de forma altamente precisa.
Além disso, o próprio formato das válvulas é diferente. Enquanto que uma é um globo que gira dentro de uma tubulação, o formato agulha gera uma vedação horizontal que se abre ou se fecha com alto grau de sensibilidade.
Para saber mais sobre Válvula Agulha, entre em contato com a Bermo.
Onde a válvula agulha pode ser usada
Esse tipo de válvula geralmente é usada em procedimentos que precisam de controle absoluto de fluidos. Ela pode ser usada em:
- Água;
- Fluidos;
- Vapor;
- Óleo mineral, sintético e vegetal;
- Ar.
Muito interessante como uma peça tão pequena e escondida tem uma função tão importante dentro de um sistema maior, não é mesmo?