Comunicação

Falar em público é pra todo mundo? É realmente um dom?

Falar em público não é algo muito interessante para muitas pessoas. Para outras, pode ser algo que proporciona até mesmo enjoos depois de uma grande crise de ansiedade. Mas para outras, pode ser algo natural, tranquilo e muito prazeroso. 

Mas então, qual é a principal diferença entre essas pessoas? Será que é o dom da arte de falar em público ou será que é uma soma de habilidades?

Continue lendo e entenda mais sobre o tema!

Falar em público é um dom?

Ao entender a arte de falar em público, muita gente pode ter a oportunidade de construir muito mais resultados na carreira. Afinal de contas, falar em público – grande ou pequeno – é uma das melhores maneiras de abrir portas, expor ideias e vender conceitos.

Mas ao contrário do que muita gente imagina, não é um dom! Afinal, falar em público não é algo que simplesmente “acontece”. Pelo contrário: é uma construção de habilidades que pode ser construída desde muito cedo.

Portanto, sempre que você vir alguém falando em público muito bem, não olhe para essa pessoa como se ela fosse “especial” para aquilo. Mas sim, tente entender como ela conseguiu construir essa habilidade, pergunte o que ela fez e como você também pode fazer para chegar lá. Afinal, é uma soma de habilidades – e não um dom.

Como aprender a falar em público

Para aprender a falar em público o melhor caminho não é se aprofundar no conteúdo ou até mesmo decorá-lo. Dominar o conteúdo é importante. Mas os métodos, técnicas e estratégias que você vai usar, são ainda mais.

Isto é, você pode estudar um curso de oratória aplicada ao tipo de apresentação que você precisa ou quer fazer. Assim você poderá dominar a arte de falar em público e então agregar ainda mais valor para a sua vida e carreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − 7 =