O que são e para que servem os trocadores de calor a placas?

Certamente você já deve ter ouvido falar nos trocadores de calor a placas. Mas, você realmente sabe quais são as funcionalidades desses trocadores? Compreende a importância desses equipamentos? Se ainda não, então te convidamos a acompanhar o nosso conteúdo de hoje para assim ficar por dentro de tudo! 

O que são os trocadores de calor a placas?

Em linhas gerais, podemos dizer que um trocador de calor tipo placa nada mais é do que um permutador a vapor com uma embalagem de chapas metálicas. 

Esse conjunto de placas que o trocador possui é montado entre uma placa de pressão móvel e uma estrutura fixa. Assim, essa estrutura passa a ser comprimida por parafusos tensores.

Nessas placas, no entanto, entram a montagem das chamadas “gaxetas”, que têm por objetivo vedar o canal entre as placas, fazendo com que os fluidos sejam direcionados aos canais alternados.

Por fim, as placas e a placa de pressão são suspensas por um barramento superior, da mesma forma que são alinhadas por um barramento inferior. 

Trazendo para o seu cotidiano, podemos dizer que os trocadores de calor estão presentes no ar condicionado do seu escritório, por exemplo.

Para que servem os trocadores de calor a placas?

As funcionalidades dos permutadores de calor são bem versáteis. No entanto, podemos citar as principais:

  • Sistemas de refrigeração de maneira geral;
  • Produção de energia;
  • Processos químicos;
  • Ar condicionado;
  • Aquecimento e/ou condensação de fluidos.

Em resumo, a funcionalidade central de um trocador de calor é o que o seu próprio nome nos dá a entender: transferência de calor. Simples assim.

Conheça os melhores trocadores de calor a placas!

Agora que você já sabe o que são os trocadores de calor a placas, deve estar em dúvida acerca da melhor opção do mercado, certo? Por isso, separamos 18 modelos diferentes de trocador de calor a placas para você conhecer e selecionar a alternativa mais adequada às suas necessidades. Conte conosco para encontrar o modelo ideal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

doze − cinco =